26 January 2012

Culpa de quem mesmo?


E lá vem mais um caso de empresas tendo dor de cabeça com consumidor. Neste caso, a cadeia de lojas de roupa H&M foi mais além.
Segundo a imprensa inglesa a loja teria usado a idéia de uma moradora da Geórgia, Atlanta, como fonte de inspiração para uma linha de artigos para o lar.
O problema é que a criadora da idéia, Tori LaConsey, só descobriu que o design de uma placa que ela havia pintado para colocar na entrada da sua cidade havia virado toalhas de rosto, tapetes e um monte de outras quinquilharias depois que amigos começaram a enviar amostras de onde o trabalho dela foi parar.
A frase é simples: ‘You look nice today’ com um pequeno coração ao final e tecnicamente qualquer um poderia ter escrito e criado isso em qualquer lugar do mundo. Mas a fonte, o formato do coração e até o fundo branco são exatamente os mesmos o que leva a crer que o departamento criativo da empresa andou colocando o cérebro de molho e usando as teclas ‘Ctrl C’ + ‘Ctrl V’ mais do que deveriam.

Ao entrar em contato com o departamento de atendimento ao consumidor, Tori foi informada de que a marca emprega centenas de artistas gráficos e que nenhum direito autoral havia sido infrigido na criação da linha.

O caso acabou ganhando repercussão esta semana depois que diversos consumidores iniciaram uma série mensagens na página oficial do Facebook da H&M, que no momento suspendeu a venda dos produtos online.

E em quem a loja colocou a culpa? no atendimento ao consumidor, que não soube como lidar com o caso desde o início e agora o empréstimo não autorizado de uma idéia alheia pode custar milhões a H&M.



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