5 November 2009

Lula em Londres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas hoje ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que, segundo ele, não tem dado atenção à América Latina.

Lula criticou a instalação de uma base militar americana na Colômbia e disse que ela tem que se restringir aos domínios daquele país, não atuando "na fronteira (da Colômbia) com outros países" .

Os comentários foram feitos durante café da manhã com os editores do jornal britânico " Financial Times " , promovido em parceria com o Valor.

O presidente brasileiro cobrou maior atenção do presidente Obama à América Latina.
"As preocupações com o Iraque, o Afeganistão e o plano de saúde não estão permitindo que o Obama dedique uma atenção maior à AL. Eu penso que era importante que os EUA tivessem mais interesse na AL para que a gente pudesse consagrar definitivamente uma dinâmica de paz e envolvimento com o continente.

Outros convidados - Durante o café da manhã, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, falou sobre a recuperação da economia brasileira da crise financeira mundial e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, sobre os compromissos do Brasil com a redução de emissão de gases-estufa. Participaram também do evento o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, os presidentes do Banco Central, Henrique Meirelles, do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, e do BNDES, Luciano Coutinho, e o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Antônio Patriota.

No comments: