Demorou, mas parece que dessa vez vai. Para quem acha que apenas a justiça brasileira é lenta, a Polícia Metropolitana de Londres divulgou esta semana em uma nota conjunta com a família de Jean Charles de Menezes, que saiu o acordo de indenização para os familiares do eletricista morto pela polícia em 2005.
Quatro anos e meio!
Embora a nota não informe os valores envolvidos o jornal britânico Daily Mail especula que a indenização acertada entre a polícia e a família de Menezes não passou de míseros R$ 286 mil (100 mil libras).
Para se ter uma idéia, o chefe da polícia britânica à época da morte de Jean Charles, Ian Blair, recebeu quatro vezes mais ao renunciar o cargo.
A mídia inglesa também tentou justificar o baixo valor do acordo apelando para o lado social. O jornal Daily Telegraph e Guardian levantaram a tese de que o valor foi pequeno devido a família do brasileiro ser pobre e como ele não deixou esposa ou filhos não haveria como barganhar por mais.
O eletricista de 27 anos foi morto a tiros dentro de um vagão do metrô de Londres em 22 de julho de 2005 com sete tiros na cabeça após ser confundido pela polícia com um suposto terrorista que havia participado de um ataque frustrado à rede de transportes da capital britânica no dia anterior.
No comments:
Post a Comment