19 May 2010

Mascotes olhudos



Os organizadores dos Jogos de Londres-2012 esperam que Wenlock e Mandeville, mascotes olhudos dos eventos olímpico e paraolímpico respectivamente, gerem uma arrecadação de pelo menos 15 milhões de libras (21,6 milhões de dólares, 17,4 milhões de euros), graças à venda de produtos licenciados que começarão a ser vendidos em agosto deste ano. Parece piada!

Os dois personagens futuristas de cores metálicas e com apenas um olho, criados a partir de gotas de aço, foram apresentados na quarta-feira.

Seus nomes fazem parte da história olímpica. Wenlock vem da cidade de Much Wenlock, no condado inglês de Shropshire, onde foram realizados os "Wenlock Games", que, ao que parece, inspiraram o fundador dos Jogos Olímpicos modernos, Pierre de Coubertin.

Mandeville é baseado em Stoke Mandeville, um hospital britânico especializado em paralisia que durante os Jogos de Londres de 1948 organizou competições esportivas para os veteranos feridos da Segunda Guerra Mundial.

A única referência a Londres nos mascotes são as luzes laranjas em suas cabeças, as mesmas dos táxis negros da capital britânica.

Michael Morpurgo, autor de livros infantis, foi encarregado de escrever a história destes mascotes que nasceram de duas gotas de aço que sobraram da última viga de sustentação utilizada na construção do estádio olímpico.

No comments: