30 January 2012

E vai funcionar?


O prefeito de Londres, Boris Johnson, pediu nesta segunda-feira aos diretores e membros do alto escalão dos jogos Olímpicos que usem o transporte público durante o evento, ao invés das limusines dirigidas por motoristas em faixas de trânsito exclusivas, para ajudar a evitar a fúria de britânicos presos em congestionamentos.

A faixa olímpica exclusiva de trânsito, introduzida depois que alguns atletas não conseguiram chegar aos seus eventos a tempo nos Jogos de Atlanta em 1996, está se tornando uma das maiores irritações dos londrinos, que já precisam suportar longas horas presos no trânsito das ruas estreitas da capital.
Os moradores de Londres também foram alertados de que podem enfrentar filas de até 30 minutos na rede de metrô em alguns "pontos tumultuados" durante o horário de pico. Alguns bairros já colocaram inclusive placas avisando que os usuários podem esperar por congestionamentos que devem durar horas – tudo bem animador para receber os jogos na capital inglesa.

"Eu peço a eles (membros do Comitê Olímpico Internacional) que façam a coisa sensata, que façam a coisa certa, que peguem a linha Jubilee (do metrô). Eles vão adorar", disse Johnson, que não raramente pedala a sua bicicleta para chegar a eventos sem preocupar-se muito com o cabelo desalinhado que a viagem ao vento resulta. Com ou sem bicicleta Bóris disputa a reeleição em maio.
Autoridades da área de transporte, confiantes de que o sistema vai aguentar as milhares de viagens extras em dias de pico, lançaram uma campanha nesta segunda para despertar a consciência do público para a superlotação e para ajudar a planejar as viagens.

Um site na Internet e no Twitter serão dadas informações atualizadas e conselhos sobre como evitar áreas congestionadas. Um dos conselhos para os usuários de metrô é que adiem a volta para casa em horários de pico, aquela velha conhecida ‘fazer uma horinha’ antes de enfrentar o trânsito.

No comments: