O metrô de Londres, o primeiro do mundo, faz 150 anos e comemora de uma forma vintage, com direito a uma viagem ao estilo 'trenzinho maria-fumaça' para relembrar os velhos tempos. Uma comemoração vintage porque, aparentemente, o 'chic' de hoje é visitar o passado.
Mas muitacoisa mudou desde a sua inauguração, quando a capital do império britânico era a cidade mais populosa do mundo, com quase 3 milhões de habitantes.
O metrô original refletia as divisões da sociedade vitoriana. Os passageiros viajavam separados em vagões de primeira, segunda e terceira classes e aos poucos, o serviço se tornaria mais democrático e moderno. Vieram avanços como trens movidos a eletricidade (1890), escadas rolantes nas estações (1911) e portas automáticas (1923).
Na segunda guerra mundial (1939-1945), os túneis viraram abrigo antiaéreo para proteger a população de bombas da Alemanha nazista.
Hoje o transporte de Londres enfrenta problemas de superlotação e preços altos, mas continua atraindo a atenção dos turistas que não resistem tirar uma foto nas plataformas de uma estação ou outra perto do famoso 'Mind the Gap'.
No comments:
Post a Comment