16 June 2011

Jornalismo da BBC forjou matéria


Jornalismo de referência no mundo inteiro a BBC esteve e em maus lençóis esta semana quando foi descoberto que reportagens especiais para um programa da rede, Panorama, denunciando a cadeia de lojas Primark por exploração de trabalho infantil na índia foi na verdade uma série de erros causados por produtores interessados em atrair telespectadores e números no ibope.

A Primark, rede popular que vende roupas e acessórios a preços ridicularmente baratos foi tema de um programa em 2008 mostrando que a única resposta para tanto faturamento cobrando tão pouco do consumidor era o fato da Primark usar mão de obra ilegal em países pobres.

Uma investigação descobriu agora, três anos mais tarde, que o programa forjou as imagens, mostrou conteúdo fora de contexto e até pagou supostos clientes para dar entrevistas. Um jornalismo de dar inveja a muitos outros canais de notícias sensacionalistas, mas que nunca poderia ter acontecido com a BBC, a TV pública da Inglaterra que é mantida 100% com dinheiro do contribuinte.

Esta semana Helen Boaden (diretora da BBC News as gargalhadas a esquerda na foto acima), apareceu em programas da emissora bem menos risonha, desculpando-se pelo ocorrido e admitindo que as filmagens das crianças que foram usadas no programa Panorama não eram autenticas.

Resumo: a BBC foi intimada a veicular uma nota de desculpas no programa Panorama que vai ao ar dentro de duas semanas e o material não poderá nunca mais ser reprisado na programação. Também foram proibidas as vendas deste especial para outros países (o conteúdo da BBC é revendido para diversos outros canais de TV ao redor do mundo) e há inclusive a sugestão para que os diretores da BBC retornem o troféu do Royal Television Society que foi dado a BBC em 2009 pelo programa ‘investigativo’.

No comments: